Pular para o conteúdo principal

Gerenciamento de projetos - FAM - Atividade Dissertativa

 Pontuação deste teste: 0 de 1 *

Enviado 11 ago em 8:50
Esta tentativa levou 30 minutos.
 
Pergunta 1
Não avaliado ainda / 1 pts

Olá, estudante!

Por favor, leia o trecho do artigo, abaixo:

[...] “O conceito de projetos tem sido discutido e tem evoluído ao longo dos últimos anos. A norma ISO 10006 (1997), por exemplo, define projeto como sendo “um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para o alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”. Já para o PMI – Project Management Institute, um projeto pode ser definido, em termos de suas características distintivas, como sendo “um empreendimento temporário feito para criar um produto ou serviço único” (PMBoK, 2000). Uma das mais completas e convincentes definições de projeto proposta por Tuman (1983) diz que “um projeto é uma organização de pessoas dedicadas visando atingir um propósito e objetivo específico. Projetos geralmente envolvem gastos, ações únicas ou empreendimentos de altos riscos no qual tem que ser completado numa certa data por um montante de dinheiro, dentro de alguma expectativa de desempenho. No mínimo todos os projetos necessitam de terem seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas”.

Este conceito pode ser expandido e levar ao entendimento sobre gerenciamento de projetos. Segundo o PMI – Project Management Institute (PMBoK, 2000), gerenciamento de projetos requer aprimoramento da administração de nove áreas de conhecimento vinculadas a processos gerenciais. Estas áreas se referem à integração dos diversos elementos-chave de um projeto, alguns essenciais, outros facilitadores, quais sejam: integração, escopo, prazos, custos, recursos humanos, aquisições, qualidade, riscos, comunicação do empreendimento.” [...]

Fonte: Scielo Brasil. Artigo: Fatores críticos para implementação de gerenciamento por projetos: o caso de uma organização de pesquisa. Autores: ROQUE RABECHINI JR. Doutorando do Depto. de Eng. Produção - Escola Politécnica da USP; MARLY MONTEIRO DE CARVALHO Profa. Dra. do Depto. de Eng. Produção - Escola Politécnica da USP; FERNANDO JOSÉ BARBIN LAURINDO Prof. Dr do Depto. de Eng. de Produção da Escola Politécnica da USP. Clique aqui (Links para um site externo.) para ler o artigo na íntegra. Link de acesso conferido em 06/08/2021.

Proposta da atividade dissertativa:

Imagine agora que você foi contratado como consultor(a) de uma empresa e terá de convencer o Diretor Administrativo de que o único caminho para o desenvolvimento de sua marca é a inovação. A partir do que você leu e estudou sobre o tema, escreva um documento (uma carta de apresentação do serviço), contendo a sua proposta de Gerenciamento de Projeto. É isso o que ele quer saber: como você irá gerenciar as mudanças e vencer os desafios? Aborde questões como escopo, especificações de tempo, custo e qualidade; recursos humanos; eficiência do projeto; impacto para o cliente; impactos sobre os membros da equipe; possibilidade de sucesso comercial; resultados futuros; aquisições, riscos, comunicação do empreendimento. Defenda o seu ponto de vista e seja o mais convincente possível!

Orientações essenciais para produção da carta:

  1. A atividade é dissertativa, não utilize  somente tópicos, escreva um texto corrido.
  2. O documento deve ter no mínimo, 1000 caracteres (ou 10 linhas); no máximo 1200 caracteres (ou 15 linhas).
  3. Procure colocar a sua ideia e opinião no papel, use a criatividade, claro, buscando informações nos conteúdos disponibilizados na disciplina.
  4. Se utilizar citações de outros autores, por favor, não se esqueça de colocar entre aspas e apresentar a origem da fonte.
  5. Lembre-se que se trata de uma carta, portanto, não se esqueça de iniciá-la se dirigindo formalmente ao diretor, encerrá-la com agradecimento e assiná-la.
  6. Importante: revise bem o texto antes de postar.

Comentários