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Qualidade de Software - FAM - Atividade Dissertativa

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Leia o texto abaixo:

Processo para Tratamento de Não Conformidades

Deve-se vislumbrar o Tratamento de Não Conformidade como um processo composto de etapas distintas a serem seguidas, considerando que cada uma tem propósito específico e são muito importantes para garantir o objetivo que é evitar que o problema/desvio se apresente novamente.

1 – Detectar e descrever não conformidades, incidentes e acidentes

A adequada identificação e descrição do problema é primordial para que as ações sejam conduzidas com o foco adequado. Muitas organizações ao identificar de forma equivocada uma não conformidade, acabam por conduzir ações que se resultam ineficazes e o problema volta a ocorrer. Adequado conhecimento e experiência são fatores importantes para que se identifiquem os problemas reais relacionados a determinado processo/atividade.

2 – Análise crítica de não conformidades

Uma análise crítica compreende a visualização sistêmica da não conformidade que se apresenta, seus impactos reais e potenciais no processo onde ocorre, na organização e também fora dela. Impactos no atendimento de requisitos de clientes, regulamentos legais, perdas financeiras, ou outros fatores de interesses advindos de uma não conformidade, devem ser considerados na referida análise de forma que se possa, inclusive, agravar sua criticidade, se for o caso.

3 – Definir ações de bloqueio ou contenção e medidas para correção

O processo deve ser iniciado com o bloqueio/contenção dos efeitos da não conformidade, como forma de evitar que a mesma se propague pelo processo e atinja de forma ainda mais severa outros processos subsequentes, o meio ambiente, afetem a segurança dos trabalhadores, impactem em partes interessadas, clientes, etc.

4 – Determinação das causas de não conformidades

Um adequado estudo de causas deve permitir que a organização defina e implante as ações necessárias para atuar e solucionar a não conformidade de forma eficaz. Existem inúmeras ferramentas de investigação de causas e a organização deve identificar qual melhor se adapta à sua cultura e ao caso em estudo. A identificação da causa raiz de uma não conformidade é talvez o fator mais importante para a definição das ações em busca da sua eliminação. Quando, uma organização define de forma equivocada as causas de uma não conformidade, pode empregar esforços e recursos em ações que geralmente não estão relacionadas com o problema em si, mas sim a eventos secundários que contribuem para o mesmo, mas não são a chave para sua resolução.

5 – Definir e implantar ações corretivas e preventivas

A organização deve executar ações para eliminar as causas de não conformidades, de forma a evitar sua ocorrência ou repetição. As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades detectadas, para tanto a organização deve avaliar de forma abrangente a necessidade e definir ações coerentes para assegurar que não conformidades não ocorram novamente. As ações preventivas devem ser tomadas obviamente para evitar que um problema venha a ocorrer. Tanto preventiva como corretivamente, não basta somente determinar a implementação das ações necessárias, é preciso realizar o devido acompanhamento e realizar os ajustes necessários para garantir o bom andamento do processo, a disponibilidade de recursos, cumprimento de prazos, etc.

6 – Avaliar a eficácia das ações tomadas

Após a conclusão das ações é primordial que se verifique a sua real implementação, bem como a eficácia na resolução do problema e causa raiz anteriormente identificada. Sendo assim, é recomendado que o pessoal que realizou a identificação e descrição da não conformidade, seja envolvido na avaliação da eficácia das ações propostas. Ações ineficazes não serão capazes de evitar a ocorrência (preventiva) ou recorrência (corretiva) de desvios e não conformidades. Por este motivo, caso se observe que as ações propostas não foram adequadamente implementadas ou não foram eficazes, deve-se repetir o ciclo proposto para identificação de causas a fim de reanalisar o cenário e identificar falhas em alguma fase do processo de tratamento da não conformidade. Vale ressaltar que os registros dos resultados de ações executadas e da análise crítica da eficácia das ações corretivas ou preventivas executadas devem mantidos.

(Fonte: Disponível em: https://www.verdeghaia.com.br/blog/tratamento-de-nao-conformidade-definindo-desvio-e-processo/ (Links para um site externo.). Acesso em: 04 de mar. de 2020).

Ações corretivas e ações preventivas fazem parte do processo de qualidade de software.

No desenvolvimento de um aplicativo de adoção de pets (gatos e cachorros) para que ele seja efetivo e faça sucesso entre os usuários ele deve ter a menor quantidade de erros possíveis.

 

A atividade consiste em:

Busque um aplicativo de adoção de pets;

Teste o aplicativo buscando um cachorro ou um gato para adoção;

A partir do teste faça duas listas com possíveis erros:

Uma lista, com ao menos 3, ações preventivas (que deveria ser feita antes do programa ser colocado em produção), com suas possíveis soluções;

E outra lista, com ao menos 3 ações corretivas, com suas possíveis soluções.

 

Atenção:

  • Texto deverá ter coerência, coesão e gramática correta;
  • O texto deverá ser escrito com suas próprias palavras, cópias são consideradas plágio, o que resulta em nota zero.

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